• A NOSSA MISSÃO
  • Testes Covid-19

Voluntariado

Sabe que a Cruz Vermelha é a Maior Organização Humanitária do Mundo? Os Voluntários realizam cerca de 90% do serviço humanitário da Cruz Vermelha (é um dos 7 Princípios Fundamentais), mas é importante sentir-se realizado, motiva e proativo no que faz, pelo que existem várias valências dentro do voluntariado:

Voluntários Apoio Geral

Os voluntários de Apoio Geral são, de acordo com os Estatutos da CVP (Capítulo I, artigo 3, nº2), pessoas singulares que, voluntariamente, aceitam prestar serviços de uma forma solidária e desinteressada. A prestação do voluntário pode ser dada em momentos pontuais ou continuadamente (ex., diária, semanal ou mensalmente).

Exemplos de algumas atividades:

  • Participação nas respostas sociais e funções administrativas;
  • Campanhas de Recolha de Alimentos;
  • Eventos desportivos.

Voluntários Emergência

Para ser voluntário é preciso ser disponível, motivado, comprometido, solidário e cooperativo ainda mais quando a Emergência é uma área tão importante, vital e inesperada!

A Recruta para equipas de Emergência é a mais rigorosa:

  • Para integrar equipas de emergência, tem de se ter pelo menos 18 anos e escolaridade mínima obrigatória;
  • A duração do processo de recrutamento é variável e o recrutamento para as Equipas específicas é feito posteriormente ao Curso de Formação Base;
  • Normalmente as etapas são: entrevista, realização de testes diversos e formação base;
  • Os voluntários têm de ter formação específica para a atividade que vão desenvolver, a CVP proporciona essa formação, sendo a mais básica: Tripulante de Ambulância de Transporte (TAT) e, finalmente, a de Tripulante de Ambulância de Emergência (TAS), ficando a cargo da Direção a decisão sobre o financiamento e contrato de formação.

Voluntários Juventude Cruz Vermelha Portuguesa

A Juventude Cruz Vermelha é guiada pelos princípios fundamentais da instituição, desenvolvendo um trabalho de Voluntariado, numa perspetiva de educação por pares, de jovens para jovens, atuando enquanto agentes de mudança positiva.

O Coordenador de Voluntariado local da Delegação de Águeda será a melhor pessoa para entender melhor as suas expectativas e determinar se há uma correspondência de trabalho Voluntário para si, está disponível através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Antes de começar a ser voluntário, terá lugar a formação e treino para as novas funções, para assegurarmos que tanto para si como para a Instituição, essa é mesmo a sua melhor forma de nos ajudar.

Powered by jms multisite for joomla