• Descobre o Voluntário que há em ti.

Voluntariado local

"O voluntário é o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre,
a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora".

A Cruz Vermelha Portuguesa, assim como a Delegação da Amadora, ajuda pessoas em situações de emergência, todos os dias e a participação dos voluntários é vital para que o nosso trabalho seja possível.

Os nossos voluntários, consignados Membros Activos da nossa Delegação, são indivíduos que entre o tempo despendido, entre o seu trabalho e as suas responsabilidades, dão o seu contributo aos que mais precisam.

É urgente melhorar a vida das pessoas vulneráveis, mobilizando o poder da Humanidade.

"O mundo não se muda sozinho, muda-se com um sorriso verdadeiro, uma boa conversa e uma boa ajuda. Isto tem realmente impacto na vida das pessoas. Só assim se pode romper com lógicas totalizantes de exclusão, empobrecimento, de esgotamento, de esquecimento histórico, de distância psicológica para o resto do mundo. Muitas de outras realidades da Terra escapam ao nosso quotidiano. É preciso repor a ideia de um futuro e destino comuns onde as responsabilidades e deveres são igualmente partilhados."

A Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação da Amadora depende dos seus Voluntários.

Não espere nem mais um dia! Seja voluntário!

"Ser voluntário é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações".

Voluntariado em Emergência 

Composto por técnicos devidamente preparados e com formação técnico-profissional adequada, nomeadamente como socorristas, o Voluntariado Especialista (Emergência) consiste em todo o tipo de apoio médico nas diferentes áreas que compõem a Unidade de Emergência, seja o transporte de doentes programados, as emergências médicas, o apoio médico-sanitário a eventos, os simulacros, etc.

Estas Equipas de Emergência são, igualmente, preparadas para a repsosta a acidentes graves e/ou catástrofes, que dispõe de um conjunto de meios de resposta que em caso de necessidade podem ser activadas em 48h, contando com um conjunto de recursos humanos (médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de protecção civil, técnicos de emergência, especialistas de emergência), recursos materiais (posto médico avançado, logística, cozinha de campanha, tendas de alojamento, depósito de água, comunicações, entre outros) bem como meios auto (ambulância todo-o-terreno, ambulâncias medicalizáveis, ambulância de socorro, ambulância de transporte de doentes, viaturas de logística, moto 4x4, viaturas ligeiras de transporte de pessoal).

Condições de Admissão

  • Ter nacionalidade portuguesa ou estrangeira, desde que demonstre ter conhecimento do país e da língua portuguesa.
  • Ter completado 18 anos de idade ou 16 anos de idade de que apresente autorização escrita dos pais ou representante legal, e não ultrapassar os 45 anos de idade no acto da inscrição na Unidade de Socorro.
  • Possuir a escolaridade mínima definida nos diplomas legais.
  • Ter qualidades morais e cívicas que se enquadrem nos Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha.
  • Ter aptidão física e psíquica para o serviço no Corpo de Unidades de Socorro da CVP.
  • Não fazer parte do corpo activo de qualquer corporação de segurança ou de salvação pública, ou de qualquer dos Ramos das Forças Armadas ou Militarizadas.

Voluntariado Social

Voluntariado SocialO Voluntariado de Apoio Geral (Social) sofreu a sua reestruturação em finais de 2007, começando no inicio de 2008 a criar novo projectos e a implementar uma farda social que permitiu a identificação dos voluntários desta especialidade. Rapidamente demonstrou, no concelho e a nível nacional, que estava bem estruturado, dinâmico e com provas dadas.

Algumas das suas acções passam pela segurança rodoviária (sessões de sensibilização junto dos mais novos), turismo social sénior (realização de momentos de lazer e convívio com os seniores), acompanhamento de colónias de férias (acompanhamento de crianças de bairros sociais à praia), espaço solidário (apoio na recolha, triagem e distribuição de alimentos, produtos de Higiene e mobiliário), participação em feiras, promoção da instituição, apoio administrativo e muitas mais.

A Inscrição Online para Voluntário, neste site, destina-se às actividades do Gabinete de Voluntariado da Delegação da Amadora, sendo que a nossa área de actuação, são os Concelhos de Amadora e Sintra. Caso pretenda prestar Voluntariado noutra área deverá deslocar-se à sua Delegação Local.

Para mais informações contacte:

Horário de funcionamento

  • 2ª a 6ª feira das 09h00 às 17h00.

Responsável do serviço de recepção aos novos Voluntários

  • Maria Luís Baptista

 

Como ser voluntário
Se deseja ser voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa, poderá fazê-lo dirigindo-se à Delegação da nossa Instituição mais próxima do seu local de residência, apresentar-se como candidato a voluntário e solicitar uma entrevista.
Para localizar e consultar os sites das nossas Delegações e respectivos contactos, clique aqui.

Rua Luís Vaz de Camões
Fórum Luís de Camões, Cx 13
2650-197 Brandoa - Amadora
damadora.cle@cruzvermelha.org.pt
Tel.: (+351) 21 475 00 11
Tlm.: (+351) 912 200 000
Powered by jms multisite for joomla