• IRS 2019

Socorro e Emergência

1 - Equipa de Emergência de Socorro e Transportes

Missão:

Garantir o socorro em situação de exceção, proteger a vida, a saúde, a dignidade, o meio ambiente dos mais vulneráveis afetados por todas as situações adversas e assegurando a minimização de perdas de vidas.

Objetivos:

Ser uma delegação inovadora, motivadora e de referência nas diversas áreas de intervenção, cooperar e colaborar em complementaridade com outras Instituições, entre elas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), os demais agentes de proteção civil, as diferentes autarquias, instituições e organizações de apoio Social, Organizações Não Governamentais e empresa públicas e privadas.

Ser sempre uma equipa operacional em todas as áreas da emergência, tanto na emergência social, bem como nas missões de auxílio, assistência, tratamento de doentes e feridos, transporte e socorro.

Consoante a especialidade nas suas valências, a delegação dispõe de cinco Equipas:

  • Equipa Socorro e Transportes
  • Equipa de Apoio à Sobrevivência
  • Equipa de Apoio à Logística
  • Equipa de Apoio Psicossocial
  • Equipa de Comunicações e Informática

1.1 - Socorro e Transporte

No atual contexto, o socorro pré - hospitalar em Portugal, em situações de Urgência, está reservado ao Instituto Nacional de Emergência Médica - INEM (chamada 112) -, que após triagem efetuada por pessoas com qualificação médica, os distribui pelas entidades por ele reconhecidas ou com as quais celebre acordos com essa finalidade, nomeadamente os Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), assumindo estas entidades a responsabilidade pelos serviços prestados, garantindo que estes são realizados de acordo com as normas e a legislação vigente. As estruturas Emergência da CVP atuam em coordenação com as diferentes áreas da sua atividade, a Emergência, Emergência Social e Humanitária, Assistência Social e Médico / Sanitária. Neste âmbito, a Delegação de Águeda conta com meios humanos e técnicos, na área do Socorro e Transporte para desempenhar as seguintes atividades:

  • Responder a chamadas de emergência (a denominada reserva INEM);
  • Realizam-se transportes de doentes entre Unidades de Saúde, com ou sem acompanhamento médico;
  • Serviços programados e apoiados por acordo com a Administração Regional de Saúde;
  • Realizam-se transportes de doentes em regime de subcontratação para Companhias de Seguros;
  • Realizam-se transportes de doentes para consultas externas nas diversas unidades de saúde da localidade;
  • Apoio ao Centro Hospital Baixo Vouga – Águeda, 24 horas - 15 dias por mês;
  • Temos viaturas próprias/adaptadas para transporte de pessoas portadoras de deficiência;
  • Disponibilizamo-nos para realizar transportes particulares, sob marcação.

Estes Serviços são apoiados por diversas viaturas:

  • 2 Ambulância tipo B, de socorro;
  • 10 Ambulâncias tipo A1 e A2;

1.2 - Logística

A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de uma equipa que apoia, em termos logísticos, todas as atividades das restantes Equipas de Emergência, quer em cenários de auxílio, quer no apoio a Eventos.

1.3 - Apoio à Sobrevivência

A atuação das estruturas de Emergência em caso de calamidade, desastre grave, catástrofe ou emergência social e muito em especial as que respeitam o Apoio à Sobrevivência deverá ser preparada e desenvolvida, em coordenação com as diferentes áreas de atividade da Cruz Vermelha Portuguesa. Neste contexto, a Equipa de Apoio à Sobrevivência da Delegação de Águeda visa garantir a satisfação das necessidades básicas e de saúde das populações afetadas e que podem ser constituídas por um ou mais módulos, como: Alimentação e Águas, Higiene, Vestuário, Conforto e Cuidados Básicos de Saúde.

1.4 - Apoio a Eventos

A Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa dispõe de meios Técnicos e Humanos para poder responder a todas as necessidades, na área de Socorro e Emergência pré - Hospitalar, em qualquer evento. No que se refere aos meios Humanos, a Delegação disponibiliza uma equipa multidisciplinar, constituída por TAS – Tripulantes de Ambulância de Socorro, TAT – Tripulantes de Ambulâncias de Transporte, Médico, Psicólogos e Enfermeiros. Esta equipa conta com ambulâncias, bicicletas e todo o apoio logístico complementar – tendas, material sanitário, entre outros, que se afigure necessário ao evento.

Apoio psicossocial

O apoio psicossocial deve intervir, sempre e quando, a dignidade humana estiver em causa. Sob o ponto de vista funcional, as Equipas de Apoio Psicossocial (EAPsic) têm como principal missão: proporcionar uma resposta adequada aos sobreviventes, seus familiares e outras pessoas envolvidas em situações de crise, ou de incidentes, de forma a ir ao encontro das necessidades psicológicas, sociais, de inclusão, ou outras. Do ponto de vista operacional, as EAPsic têm competências para intervir como elemento facilitador do processo de procura de equilíbrio, tanto em situações extremas

(intervenção psicossocial em catástrofes, em articulação com o Gabinete de Planeamento e Coordenação), como em circunstâncias particulares do dia – a - dia (intervenção comunitária). Tem por missão o enquadramento e a harmonização de procedimentos, considerando diretrizes emanadas pelos organismos da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que trabalham no domínio da intervenção comunitária, ao nível do apoio psicossocial.

1.5 - Comunicações e Informática

Responsável pela inovação e definição estratégica dos sistemas, processos e fluxos de informação que suportam a decisão e a gestão das equipas de emergência.

Em finais de dezembro de 2012, a Equipa de Emergência e Socorro preocupada com as alterações climáticas que ultimamente acontecem em todo o mundo, começou a preparar-se para atuar em caso de calamidade, desastre grave ou catástrofe. Assim criou um Centro Logístico, num armazém cedido pela Câmara Municipal de Águeda, para apoio à sobrevivência em vestuário, higiene e cuidados básicos de saúde, com Kits de roupa, Kits de emergência, camas de campanha, um Posto Médico Avançado (PMA) e todo o material de logística, organizados de forma a poder dar uma resposta oportuna, real face às necessidades, conforme as normas do Comité Internacional e da Federação Internacional da Cruz Vermelha. 

Powered by jms multisite for joomla